terça-feira, 23 de setembro de 2008

Lixeiras em casa... lixeiras na rua... qual o melhor modelo?

Lixeiras em casa.

Ano retrasado, uma amiga que mora em Berlim veio me visitar e admirou-se com o modo simples pelo qual eu armazenava os resíduos na cozinha: só secos e úmidos. Ela me disse: “Lá em casa tenho quatro recipientes debaixo da pia... um para plástico, dois para tipos diferentes de papel, outro para vidro e outro ainda para inservíveis. Cada um tem coleta numa hora diferente: é uma trabalheira!”

Pois é... "nossas centrais de triagem se encarregam da separação" informei ... Hoje eu completaria: "Nos bairros em que ainda persiste alguma forma de coleta porta-a-porta!

E as lixeiras nas ruas?

Há quem ainda insista nas quatro lixeirinhas coloridas: vermelho, amarelo, azul e verde... Só não percebem que, se não colocam a quinta lixeirinha de cor marrom ( orgânico ) ou preta (rejeitos em geral ), confundem o freguês que não sabe onde põe o orgânico. Aí ele acaba colocando em qualquer lugar! E os que vem em seguida vêem que “ já que está tudo misturado mesmo” e continuam a misturada e a coleta seletiva...já era! Reduz-se então ao mínimo a possibilidade de aproveitamento e reciclagem do material “seco” que é depositado ali.

Abaixo está o registro de um trabalho realizado no fim dos anos 90 na área rural... As intenções eram boas mas a coleta municipal mal passava ali para coletar os resíduos gerais... que dirá, recicláveis!
Um exemplo de Turismo ecológico
ainda não compreendido de forma estruturada:
ao lado das quatro lixeirinhas, o maior acúmulo de lixo!
Até em municípios pioneiros em Coleta Seletiva, muitas vezes a estrutura de coleta demora a incorporar a limpeza de lixeiras no espaço publico de forma seletiva, tanto quanto se esforça a implantar na coleta domiciliar ( porta-a-porta)...

Uma feliz surpresa eu tive ao visitar a querida amiga, Ana Lucia, gestora do Parque Villa Lobos... Olha só as lixeiras que foram instaladas lá. Além do formato adaptado com a estrutura de coleta, secos e úmidos, a linguagem visual, tanto escrita quanto com desenhos, dá conta de orientar bem o público. 'Tá vendo como é simples! Lixeiras corretas, para coleta separada (seletiva) correta: SECOS e ÚMIDOS! Muito bom Parque Villa Lobos, sua coleta seletiva parece que está muito bem orquestrada!
Temos que divulgar os bons exemplos!

Nenhum comentário: